top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
18839482_660919780772353_1428230435030252831_o_edited.jpg

BIOGRAFIA

Nascido e criado em Santos, São Paulo, Ronaldo Aguiar sempre se interessou por artes. Ainda criança gostava muito de escutar discos que seus pais colocavam para ouvir no carro enquanto estavam dirigindo. Com 7 anos, ao escutar o solo da música “Sultans Of Swing”, decidiu dar início às aulas de guitarra.

A princípio, música era apenas um hobbie, mas aos 11 anos entendeu que música era o que ele queria fazer para o resto da vida. Foi nessa idade que começou aulas com o guitarrista Mauro Hector, sendo apresentado a um universo completamente novo através do Blues e do Rock. 

Aos 13 anos desenvolveu mais intimidade com a guitarra, uma vez que começou a frequentar algumas jams de Blues que aconteciam na cidade de Santos.  As jams também o ajudaram muito a ter mais experiência com a música ao vivo e com a parte de improviso.

Sua primeira banda surgiu ainda na escola e o permitiu tocar em algumas casas de show em sua cidade natal. 

Aos 18 anos começou a frequentar a escola Souza Lima em São Paulo, onde teve aulas com o músico Edu Ardanuy e pode tocar na Orquestra de Guitarras Souza Lima. Pouco tempo depois, começou a tocar na noite paulistana com algumas bandas. 

Por volta de 2016 gravou algumas de suas primeiras músicas autorais, e nesse processo surgiu o EP “Arco-íris Esfumaçado”, que foi gravado com Luca Acquaviva (bateria) e Guto Alvim (baixo). Nesse mesmo período gravou um EP com a banda Bacos, da qual fez parte durante alguns meses.

Neste mesmo ano, se reuniu com alguns amigos do Souza Lima para fazer uma jam session. A jam fluiu bem e todos concordaram em formar um grupo, que mais tarde viria a se chamar “Mamamute”, formada por Felipe Muniz (voz), Ronaldo Aguiar (guitarra), Thiago Vilela (bateria) e Caio Pamplona (baixo). Em Outubro, se apresentaram pela primeira vez em um festival de bandas no Manifesto Bar.

Em Janeiro de 2017, a banda Mamamute grava o seu primeiro single e videoclipe “Ninguém Quer Saber”, no Alckman Studio em Santa Rita do Sapucaí, e logo após, em parceria com Thommy Tannus, lançaram o single “O Bicho Vem”. Em julho, a banda se apresenta no Estúdio Showlivre, com gravação ao vivo, lançando em seguida a música “Saara”, em parceria com a Universal Music/Vevo. Em dezembro de 2017,  todos os integrantes se reúnem em Santa Rita do Sapucaí para finalizarem as músicas para a gravação de seu primeiro disco.

Em Janeiro de 2018, a banda começa as gravações do disco “Cinza Concreto” nos estúdios Mosh. A proposta do disco era ter a mesma atmosfera dos shows ao vivo, logo, todas as músicas foram gravadas com maior parte dos instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo. 

“Quem Dá Mais” foi o primeiro single lançado do disco “Cinza Concreto”, no dia 27/04/2018. Em seguida vieram “Tempo Água” (04/05/2018) e “Me Deixa” (11/05/2018).

O disco “Cinza Concreto” foi lançado dia 25/05/2018, com show de lançamento feito no dia 26/05/2018 no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo.

Nos meses seguintes, a banda continua com o foco nos shows e lançamentos de alguns singles. Em Março de 2019, a Mamamute participa do festival Psicodália e poucos meses depois Felipe Muniz deixa a banda. 

O posto de vocalista é ocupado por Biel Astolfi e a banda lança alguns singles que já estavam programados para serem gravados antes da saída de Felipe. Nesse período, a banda grava um show ao vivo e logo depois grava uma live session no programa Sala De Estar.

A banda é obrigada a parar as atividades em 2020 por conta da pandemia que assolou o mundo e então, Ronaldo Aguiar decide deixar o projeto. Durante todo o período de quarentena, seu foco foi em produzir conteúdos e dar aulas online, além de compor.

No final de 2021, após um longo período de hiato, Ronaldo Aguiar decide entrar em estúdio para gravar um novo trabalho. Por conta de tantas restrições, foi decidido produzir algo mais simples de gravar e de captar. Nesse processo Ronaldo conhece o baixista Alex Dias e, em Dezembro de 2021, gravam uma live session no Tannus Estúdio, com filmagem de Fernanda Ciardi. Foram gravadas quatro músicas autorais e quatro músicas covers. Os vídeos captados nessa live session foram lançados aos poucos no ano de 2022. Em Agosto, as músicas autorais são lançadas em formato de EP com o nome de “Tannus Live Session”.

Atualmente, Ronaldo Aguiar tem dado aulas online e tocado na noite de São Paulo com seu trabalho solo ou acompanhando bandas.

bottom of page